sábado, 24 de abril de 2010

Caricatura do Neymar




Fiz essa caricatura do jogador Neymar inicialmente pensando em usá-la para ilustrar uma provável entrevista com o jogador. Mas, com o crescente assédio da mídia ao time santista e também por causa da concentração para os jogos finais do Paulistão, parece que a agenda do time ficou bem apertada e a entrevista foi parar na geladeira (ao menos por enquanto). Para não deixar na gaveta, acabei utilizando-a como wallpaper na recente comemoração dos 11.500 gols dos Santos (alô corinthianos!) e a iniciativa teve um bom retorno. 

Eu adoro o Neymar. Acho-o um excelente jogador, craque mesmo, acho que ainda vai surpreeender mais ainda, porque é jovem e vai ter chances de desenvolver mais seu futebol, blablabla. 

Ok, pra ser sincero, o que eu realmente gosto nele é que é muito abusado, e o melhor: ele PODE. Ele tem competência pra isso. Não nego que acho isso o máximo, nós santistas já roemos tanto 'osso' que agora é justo que tomemos a sopa outra vez. Afinal, quanto tempo mais para surgir outro jogador igual a ele? Neymar veio nos vingar dos adversários que adoram nos menosprezar, das torcidas dos outros times que morrem de inveja porque não têm na história de seu time um astro da grandeza de Pelé e nos chamam de viúvas, de uma boa parcela da mídia que adora nos ignorar e agora não pode porque Neymar não deixa. E  veio vingar o bom futebol, claro.

Nessa caricatura eu usei somente o Photoshop e pintei sobre a própria foto após distorcê-la em cima de um esboço á lapis feito anteriormente usando a foto original como modelo. Nesse esboço, me esforcei para que parecesse realmente uma caricatura e acabei gostando do resultado. Pintar sobre a foto trouxe um realismo tridimensional e de cores que eu queria há tempos. Foi minha primeira experiência usando essa técnica e logo de cara achei que finalmente havia encontrado um caminho a seguir.

Isso acabou me inspirando a fazer um projeto bem maior: um Poster com todos os jogadores do Santos que fizeram parte da campanha do Paulistão 2010 (sim, até os reservas e os que jogaram ocasionalmente - se você considerar que Marcel e Rodriguinho jogam alguma coisa, pode incluí-los também...). Claro que penso que servirá como uma homenagem ao Título, sou otimista com relação a esse time e penso que levaremos a Taça. Mas, como diz minha mãe, prudência e canja  de galinha não fazem mal a ninguém e só disponibilizarei a imagem finalizada após o apito final do último jogo da decisão do Paulista.  Até lá, ela vai ficar bem guardadinha na minha HD. Não quero ser acusado de 'zica' em caso de revés (favor bater 03 vezes na madeira após ler essa última frase).

O poster em questão será disponibilizado aqui e no Blog do Jão.

A propósito, fiquei muito feliz porque a imagem acima acabou parando no Flickr Oficial do Santos F.C.
Se quiser conferir, acesse aqui.

Grande abraço a todos e vai pra cima deles, Neymar!


1 comentários:

Jaime Guimarães disse...

Quando alguém fala que "Pelé e Garrincha não jogariam no futebol de hoje" eu sempre acho um absurdo. E continuo achando, mas creio que deverei repensar o meu radicalismo. Se o Garrincha jogasse hoje ele não teria sossego. Nestes tempos de "politicamente correto" e "respeito ao adversário" é complicado pro Neymar, imagine pro Mané, que chamava seus marcadores de "João".

Imagine hoje, em uma entrevista, o Mané dizendo isso na TV. E chamando os caras pra bailar. E o Pelé jogando o que joga, com toda a sua genialidade e também com a malandragem dentro de campo, o que não diriam dele?

Sem comparar o futebol de ninguém, é só ver o que acontece com o Neymar. Odiado pelos brucutus, treinadores ultrapassados e parte considerável da imprensa analfabesta que assola o país ( Stanislaw Ponte Preta, se vivo fosse, teria farto material para o FEBEAPÁ volume 30, creio). O Neymar dá um chapéu, bate o penalti assim, toma surra de zagueiro o tempo todo - e depois levanta e chama o peão pra dançar -, é abusado, driblador, craque. Em suma: tudo aquilo que cantam sobre o "futebol arte". E é condenado por isso. Vai entender. Esquizofrenia, talvez.

Mas voltando à caricatura, muito bom trabalho. E gostei da técnica, acho que isso é interessante e o que falta num monte de blog de cartunistas famosos por aí: dizer que técnica usam, que material foi utilizado. Isso não é "entregar o ouro", pelo contrário, serve para aquele garoto que desenha mas não sabe muito bem que programa ou qual lápis utilizar, tenha uma noção básica, um inicio. O resto ele corre atrás.

Abs! E atualize! rs =)

7 de setembro de 2010 às 08:51

Postar um comentário

 

©2009Blog do RPN | by TNB